Criar um Site Grátis Fantástico
Turismo 2º/ 2011.2 Geo Pro.: Renato
Turismo 2º/ 2011.2 Geo Pro.: Renato


FACOTTUR.: Faculdade de comunicação Tecnologia e Turismo de Olinda

Disciplina.: Geografia

Professor.: Renato

Autor.: Ely Santos/ Turismo 2/ Turma Noite/ 2011.2

                       Precisamos antes de falarmos do desmembramento de Pernambuco durante toda a historia de formação da Região Nordeste, fazermos uma reflexão; como estaria nosso Estado caso tivesse-mos mantido toda a extenção territorial que antes havia? como estariamos economicamente; cuturalmente; gastronomicamente sera que o estado que conhecenmos hoje tão rico e tão diverssificado e por que não dizer diferenciado no campo cutural. existiria? È uma questão que  não se pode avaliar e tão pouco imaginar. Verdade é que Pernambuco foi de certa forma roubado, perdeu um territorio muito grande com tudo ganhamos em outros pontos.

 

                        "...Assim ao falarmos que Cabral descobriu o Brasil-uma lição ensinada desde que sentamos pela primeira vaez num banco de escola- não podemos estar dizendo que o país que vive e palpita em nós já lá esti9vesse, naq1uela manhã enevoada de Abril de 1500, a espera pelas naus portuguesas, pronto para ser descoberto..."

(Francisco C. Teixeira da Silva/ Conquista e Colonização da America Portuguesa/ Pag. 33/ Paragrafo 2.) 

                      Nosso Estado como o conhecemos hoje, é fruto desse desmembramento; dessa divisão; geograficamente falando perdemos; perdemos só em territorio, com tudo como colocado acima ganhamos em cuturalidade; E não podemos nos limitar a um olhar restrito e sim passarmos a ter um olhar alem do que os olhos podem enxergar; Temos que ter uma mudança de postura enquanto estudantes de turismo para que no futuro não tenhamos tambem uma divisão cutural dentro de nosso estado.

                   Precisamos enquanto turismólogos, ter a prudencia de olhar e avaliar situações para que este fato não se repita, de se dividir um estado simplesmente por questões politicas; varias propostas foram enviadas ao Congresso Nacional para destrinchar mos os estados da federação, o Para é o exemplo mais recente disso, temos que nos perguntar se vai ser bom para o turismo local, para a população e para a identidade da população esse desmembramento em 3 novos estados, não podemos tomar a descisão apenas partindo do ponto de vista economico, pois isso não vai mudar a questão politica; e o mais importante vai dar certo? teremos um caso bem cussedido como Tocantins é isso que precisa ser avaliado.   

Olinda-PE 31/08/2011