Turismo 2º/ 2011.2 Pro.: Samea
Turismo 2º/ 2011.2 Pro.: Samea

FACOTTUR: Faculdade de Comunicação Tecnologia e Turismo de Olinda.

Disciplina: Marketing Turistico

Prf. Samea

Autor: Ely Santos / 2º Periodo Turismo / Turma Noite

           http://elysantos.no.comunidades.net

 

 

            A cultura ao ser definida se refere à literatura, cinema, arte entre outros, porém seu sentido é bem mais abrangente, pois cultura pode ser considerada como tudo que o homem através da sua racionalidade, mais precisamente a inteligência, consegue execultar, dessa forma todos os povos e sociedades possuem sua cultura por mais tradicional a arcaica que seja, pois todos os conhecimentos adquiridos são pasados das gerações passadas para as fulturas.

            A cultura é uma das principais características humanas, pois somente o homem tem a capacidade de desenvolver culturas, destinguindo-se dessa forma de outros seres.

            Apesar das evoluções pelas quais passa  o mundo, a cultura tem a capacidade de se permanecer quase intacta, e são passadas aos descendentes como uma memória coletiva, lembrando que a cultura é um elemento social, impossível de ser desenvolvido individualmente.

            Podemos ainda conceituar cultura do ponto de vista, Etnológico,Filosófico, Humanista e Antropologico.

            Em Casa-Grande e Senzala, Gilberto Freire coloca sempre a diverssidade da cultura na formação do Brasil, essa pluraridade é que faz com que nossa cultura seja tão diverssificada, e tão rica; com tudo muitas vezes  nos limitamos a pensar em cultura ligando-a a predios historicos, museus, esculturas. Nos esquecemos que a cultura vai bem alem disso temos que nos lembrar que nossa gastronomia é um grande atrativo cultural, e Gilberto freire tambem fala isso em seu livro.

 

            Tendo como base o que foi descrito acima, podemos partir do principio que a paisagem urbana enquanto atrativo turistico e cultural pode ser diferenciado de Região, de Estado, de Municipio e ate de localidade; Temos em Olinda e em Recife só para darmos um exemplo proximo um acervo patrimonial, belissimo, são casaris, fortes, museus, praças que contrastão com a belissima naturesa sobre tudo, quando olhamos de pontos estrategicos.

            Como essa arquitetura pode mudar de Região para outra, Brasilia, tem uma arquitetura que entraria; que se enquadria como turismo cultural, já que a cidade tem a assinatura de um dos mais conceituados arquitetos, reconhecido em todo o mundo. O parque D. Lindú ja faz parte da paisagem urbana do Recife e como tal ja esta dentro do acervo cultural de nossa cidade, já que leva a assinatura do mesmo arquiteto.

            Não podemos nos ater só ao nosso estado no que diz  respeito a paisagem urbana como atrativo cultural, Nova Yorque, Las Vegas, são exemplos que atraem os turistas tambem pela sua arquitetura diferenciada e unica.

 

 

 

Olinda-PE  28/08/2011